O que é
A Prótese Peniana é um dispositivo artificial para tratamento da disfunção erétil. É considerado um tratamento definitivo para o problema.
Indicação
O tratamento da disfunção erétil envolve o entendimento do caso, pois cada paciente é único. Em geral, em casos de disfunção erétil onde já foi tentado uso de medicações e não houve uma resposta adequada, podemos optar pelo implante de prótese peniana. Esse tratamento devolve a ereção ao homem, permitindo o intercurso sexual. Tem elevadíssima taxa de satisfação do paciente (92% a 100%) e da parceira (91% a 95%).
A Prótese Peniana Maleável é composta por duas hastes flexíveis independentes que são inseridas uma em cada corpo cavernoso. O pênis será posicionado pelo paciente conforme a necessidade, devolvendo a capacidade de ter relação sexual.
A Prótese Peniana Inflável possui quatro componentes: dois cilindros, um reservatório e uma válvula. Os dois cilindros são posicionados nos corpos cavernosos e têm a capacidade de alternar o estado entre vazio e cheio (semelhante a uma boia de piscina ou bexiga de aniversário). Essa alternância entre os estados (vazio ou cheio) é comandada pelo próprio paciente ao acionar a pequena válvula que será posicionada discretamente e internamente no escroto. O acionamento dessa válvula é indolor e de fácil manipulação, direcionando o líquido do reservatório que fica por trás dos músculos do abdome em direção aos cilindros.
Os dois tipos de prótese são colocados através de procedimento cirúrgico em hospital, sob anestesia. O procedimento é feito com uma pequena incisão de 3 ou 4 centímetros que geralmente não é no pênis, mas em regiões ao redor como púbis (acima do pênis) ou no escroto. A localização dessa incisão depende do tipo de prótese utilizada e da necessidade de correção de outras patologias como retirada do excesso de pele, correção de curvatura peniana (Doença de Peyronie), plástica do escroto ou do púbis quando se busca tornar o pênis mais visível, com uma aparência maior.
Após o procedimento, os cuidados dependem do tipo de prótese utilizada, perfil do paciente e seus problemas de saúde associados. No dia seguinte ao procedimento o paciente tem alta hospitalar caminhando sem limitações ou dor. Orientamos um repouso leve em casa por alguns dias para evitar esforço físico e grandes caminhadas. Em geral, após 4 semanas o paciente já pode ter relação sexual sem restrições.
Complicações
Em qualquer procedimento cirúrgico que se faça, desde a excisão de um dente até um transplante, há risco de infecção do sítio cirúrgico, ruptura de pontos, inchaço ou sangramento.
No caso da cirurgia para implante de Prótese Peniana, temos cuidado extremo para evitar essas complicações. Por isso, usamos antibióticos, soluções anti-sépticas, compensamos problemas de saúde como Diabetes Mellitus, realizamos a cirurgia com a mínima incisão possível e o máximo de cuidado e precisão para que o resultado seja o melhor.
Por isso, é fundamental que o paciente busque orientação de um Urologista que atue na área de Andrologia e seja especializado nesse tipo de procedimento. Já está comprovado que, quando realizado por especialistas, o implante de prótese peniana é muito mais seguro e tem resultados excelentes, com mínima possibilidade de complicação.
Não. O prazer é o resultado do envolvimento psíquico, sensibilidade do órgão genital, intimidade com a parceria, dentre outros. O ato sexual é muito mais complexo do que apenas a penetração.
Os cilindros não tiram a sensibilidade do pênis.
Não há limite de tempo para uma relação com prótese, uma vez que a ereção está sob controle do paciente.
Depende muito do tipo de prótese e da marca. Em média, em torno de 10 anos.